A Gripe Suína (A/H1N1)

.


.

A gripe suína, como antes era nomeado o vírus A/H1N1, se principiou com um microorganismo que afetava apenas os porcos e que através de mutação “migrou” para os seres humanos, causando inclusive uma série de mortes.

Em A/H1N1, a letra A significa que ele pode infectar tanto humanos quanto animais, já a letra H se refere à proteína hemaglutinina e a letra N corresponde a uma enzima chamada neuraminidase.

Segundo se sabe, esta epidemia se originou no México e se alastrou por outras regiões do mundo com casos confirmados de contágio, como ocorrera nos Estados Unidos e Espanha.

A gripe A, como passa a ser chamada, não é causada pelo consumo da carne de porco (pelo menos é o que confirma a OMS – Organização Mundial da Saúde), porém deve-se cozinhar bem a carne, até mesmo para se evitar outras doenças causadas pela ingestão de carne crua.

Os primeiros casos de gripe A ocorreu no México no dia 18 de março de 2009. Desde este dia a OMS analisou o vírus e confirmou a sua transmissão entre humanos no dia 27 de abril.

Fonte: Revista Época (Editora Globo), 4 de maio de 2009.

Acompanhe:

Veja: Rede Globo é a 4ª maior emissora de TV do mundo

Novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Preservar a Amazônia: é o nosso dever

Ibope da TV

Crise Financeira Mundial

Reforma Ortográfica da nossa língua

Tv e Audiência*